Reaplicação do Enem
Todos sabemos as dificuldades (além da prova) que o Enem 2020. Ao realizar o principal exame do país no meio de uma pandemia, era esperado que tivéssemos problemas e dificuldades. Além da abstenção recorde para o Enem, em que mais de 50% dos candidatos não realizaram as provas, também é grande o número de alunos que precisa da reaplicação das provas do Enem. Desta maneira, vamos apresentar a seguir quais são os candidatos que têm direito à reaplicação da prova do Enem, e também o procedimento necessário para cada categoria realizar o pedido da reaplicação.
Período para solicitar a reaplicação: Começa hoje!
O primeiro passo para solicitar a reaplicação das provas do Enem é conhecer as datas. Os candidatos poderão solicitar a reaplicação da prova a partir das 12:00 de hoje (25/01) até o dia 29 de janeiro.
Quem pode pedir a reaplicação das provas do Enem?
Perceba que não são todos os ausentes que poderão pedir a reaplicação das provas do Enem. Para solicitar a reaplicação é necessário possuir uma justificativa aceita pelo MEC, com a apresentação de documentos, quando solicitados. Veja a seguir os grupos que podem solicitar a reaplicação do exame:
- Candidatos que tiveram covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas (coqueluche, difteria, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por vírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela): Para os candidatos nesta situação, é necessário acessar a Página do Participante do Enem e enviar um documento de identificação e um documento constatando a doença. No documento, devem constar algumas informações: nome completo do participante, data do atendimento, descrição da condição do paciente, código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura, identificação e registro no órgão competente do profissional que prestou atendimento. Além disso, os documentos anexados devem estar no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
- Moradores do Amazonas e das cidades de Espigão d’Oeste e Rolim de Moura (RO): Os moradores de todo o estado do Amazonas e destas duas cidades de Rondônia também poderão prestar a segunda aplicação da prova do Enem. Para estes casos, não será necessário nenhum pedido de reaplicação, uma vez que a reaplicação já será feita para todos estes candidatos de maneira automática.
- Alunos prejudicados: Também podem solicitar a reaplicação das provas do Enem aqueles alunos que se sentiram prejudicados por problemas que aconteceram durante o Enem. Estes “incidentes logísticos”, definidos pelo Inep, podem ser: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova, erro na execução do procedimento de aplicação que tenha causado prejuízo ao participante. Cada um destes casos será julgado individualmente, com auxílio da ata da sala indicada.
- Alunos barrados: Da mesma forma que o item anterior, os alunos que foram impedidos de entrar, depois que as salas atingiram a capacidade máxima de 50%, podem descrever o ocorrido na Página do Participante e solicitar a reaplicação. Os casos também serão avaliados individualmente.
E quando ocorrerá a reaplicação do Enem 2020?
As provas de reaplicação do Enem 2020 estão previstas para os dias 23 e 24 de fevereiro.