Regulamentação da equoterapia
Senado Federal aprova regulamentação da equoterapia como método de reabilitação
O Senado aprovou a regulamentação da Equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência
No ano em que a ANDE-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia comemora 30 anos, se avança mais um grande passo. Na terça-feira, dia 9 de abril, o Senado aprovou a regulamentação da Equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. Essa conquista é fruto do esforço contínuo não apenas da ANDE-BRASIL, mas de todos que trabalham com Equoterapia e acreditam em seu potencial transformador. O autor da proposta, senador Flávio Arns, ressalta que a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. O texto aprovado agora segue para sanção da Presidência da República.
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9) a regulamentação da equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. O texto aprovado é um substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 13/2015 ao PLS 264/2010) e agora segue para a sanção da Presidência da República.
Em Erechim, o Patronato Agrícola e Profissional São José desenvolve o Projeto Fortalecer Equoterapia oferecendo a prática da equoterapia para cerca de 45 praticantes. O Patronato detém a Certificado de Agregação junto à Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-Brasil, que lhe possibilita oferecer a prática, pois conta com equipe multiprofissional capacitada e por cumprir com todas as exigências de filiação a essa entidade, como dispor de instalações físicas e equipamentos adequados à clientela especial; ter uma equipe mínima, multidisciplinar, de profissionais habilitados em cursos da ANDE-Brasil, sendo estes: psicólogo, fisioterapeuta e profissional de equitação; manter cavalos saudáveis e treinados para a Equoterapia; dispor de pessoal experiente para atuar como auxiliar lateral, auxiliar guia e tratadores; entre outras.
O diretor-presidente do Patronato, Edson De Geroni, comemora a conquista, afirmando que o projeto é importante, pois a equoterapia funciona muito bem, se constituindo em um método que traz grandes benefícios e melhoras visíveis a quem a pratica.