Reitor da UFSM responde
UFSM. “Tem coisas que não conseguimos ensinar; o caráter é uma delas”, fala Burmann, sobre Heinze
Senador criticou a UFSM na CPI da Pandemia. Nesta quinta, reitor respondeu
Por Maiquel Rosauro
“Tem coisas que não conseguimos ensinar na Universidade, o caráter é uma delas”. Esta foi a resposta do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, ao senador Luis Carlos Heinze (PP), que disse ter vergonha de ter cursado Agronomia na instituição.
A declaração de Burmann foi feita durante reunião do Conselho Universitário (Consu), nesta sexta-feira (25).
“A ideia de comer, se lambuzar e virar o coxo traduz bem este fato em relação ao caráter e ao respeito à instituição, que tem sido responsável pela formação de mais de 180 mil profissionais”, disse Burmann.
Na quinta (24), durante a CPI da pandemia, no Senado Federal, durante um raciocínio em defesa do uso de cloroquina contra covid-19, Heinze fez uma crítica à ideologia de algumas instituições de ensino.
“Eu estudei em Santa Maria nos anos 70. Tenho vergonha da minha escola. Dos cursos de Agronomia mais renomados, hoje perde para Lavras do Sul e Piracicaba, outras escolas, porque não tem ideologia lá. E na minha escola, onde eu me formei, tem ideologia”, disse o senador.
Embora tenha dito Lavras do Sul, na verdade, ele estava se referindo à Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras-MG. Os cursos de Agronomia tanto da UFSM quanto da UFLA possuem conceito 5 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Confira a declaração de Burmann: