Repasse ao transporte escolar

Repasse ao transporte escolar

PL busca maior repasse ao transporte escolar

Projeto que tramita na Câmara aumenta, em 35%, a verba destinada a alunos de área rural

Correio do Povo

 

Texto ainda prevê aplicação de uma correção anual nos valores do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate)

Texto ainda prevê aplicação de uma correção anual nos valores do Programa Nacional de
Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) 

 

O relator do projeto, deputado Professor Reginaldo Veras (DF), argumenta que, “de acordo com o Censo da Educação Básica de 2022, mais de 5,2 milhões de alunos da Educação Básica pública no país estão matriculados em instituições localizadas em zonas rurais, evidenciando a magnitude e a relevância do Pnate”.

O Pnate, que foi instituído pela Lei 10.880, em 2004, trata da transferência automática de recursos federais, com o objetivo de suplementar despesas de estados e municípios com o transporte realizado a estudantes da rede pública de Educação Básica que residem em área rural.

O PL 240/23 tramita em caráter conclusivo, devendo, ainda, ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara federal.

Programa Nacional

- Garante repasse suplementar, automático e via FNDE, para custear despesas com manutenção de veículos ou serviços terceirizados destinados ao transporte escolar nas redes de ensino público estadual e municipal.

- Objetiva assegurar o acesso à rede pública de ensino; e contribuir com redução da evasão de alunos residentes na área rural.

- Até 2008, os repasses atendiam apenas demanda do Ensino Fundamental. E a partir de 2009, foi estendido aos alunos dos ensinos Infantil e Médio.

FONTE:

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/pl-busca-maior-repasse-ao-transporte-escolar-1.1080381 




ONLINE
67