Reunião CPERS e Sefaz
Após pressão do CPERS, Sefaz anuncia medidas na folha de pagamento dos servidores em meio à crise climática
Em reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (22), entre o CPERS e a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz), foram anunciadas importantes atualizações sobre a folha de pagamento das servidoras(es) estaduais e outros assuntos financeiros relevantes em meio à crise climática que assola o estado.
A Sefaz confirmou que a folha de pagamento referente ao mês de maio será processada conforme o cronograma e estará disponível para saque no dia 31 de maio.
Outro ponto de destaque foi a decisão de remover todos os consignados do Banrisul da folha de pagamento. A medida visa aliviar a carga financeira das trabalhadoras(es) diante desta situação de calamidade.
Em relação ao 13º salário, a Sefaz anunciou que a metade do benefício será paga em uma folha suplementar na primeira quinzena de junho.
A reunião também abordou a questão da prova de vida das servidoras(es). Para quem faz aniversário em 2024, a prova de vida será realizada diretamente no Banrisul. Já para aquelas(es) que fizeram aniversário em 2023 e ainda não a realizaram, será necessário aguardar o restabelecimento do sistema RHE/Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), que atualmente enfrenta problemas técnicos. A previsão é que, uma vez resolvido o problema, o pagamento seja efetuado em uma folha suplementar no mês de junho.
O CPERS continua a intensificar seus esforços para proteger a classe trabalhadora frente aos desafios impostos pela crise climática. Em um cenário de mudanças ambientais que impactam diretamente as condições de trabalho e a vida cotidiana, o Sindicato está focado em pressionar o governo Eduardo Leite (PSDB) a implementar medidas que minimizem os prejuízos das trabalhadoras(es) da educação e outros setores.
FONTE:
Senhoras e Senhores, boa tarde,
Em reunião virtual com a Secretaria da Fazenda, ocorrida na data de hoje, 22/05/2024, foram fornecidas as seguintes informações sobre a folha de pagamento de maio/2024:
- No dia 31/05/2024 será creditada a folha mensal de maio, de forma integral, todavia, não serão creditadas nem horas extras nem substituições cumulativas. As horas extras de abril e substituições cumulativas serão creditadas em folha suplementar, desde que lançadas até o dia 12/06/2024. A folha suplementar tem previsão para ser creditada em 14/06/2024.
- Os descontos obrigatórios (IPE PREV, IPE Saúde, Pensão Alimentícia e Imposto de Renda) serão descontados em maio tomando por base o mês de abril.
- Não será descontada nenhuma parcela de consignado do Banrisul, neste mês. Se o servidor quiser pagar, tem que entrar em contato diretamente com o Banrisul.
- Não haverá confecção de contracheques. Os contracheques serão gerados em momento posterior, após o retorno do RHE.
- Quem tem conta portabilidade receberá normalmente.
- Até o dia 15/06/2024 será creditado 50% do valor projetado líquido do 13º salário, conforme Decreto Estadual nº 57.627/24, publicado no DOE de 22/05/2024.
- Quem está com o pagamento cancelado não irá receber dia 31/05/2024. Irá receber somente após o retorno do RHE.
- Previsão de retorno do RHE: 1ª semana de junho.
- A folha do auxílio refeição creditada no dia 20/05/2024, foi creditada com as mesmas informações do mês de abril. Logo, quem estava afastado por algum motivo em abril, não recebeu este valor. Para estes casos, o auxílio refeição será pago em momento posterior, após o retorno do RHE.