Revisão gratuita do Enem

Revisão gratuita do Enem

"Estudo é a base para a gente seguir na vida": revisão gratuita do Enem reúne centenas de estudantes no Araújo Vianna

Durante todo o domingo (2), o público acompanhou aulas de todas as áreas de conhecimento cobradas na prova

Leonardo Martins

Alex Rocha / PMPA
Estudantes tiveram revisão gratuita para o Enem no Araújo Vianna.
Alex Rocha / PMPA

 

Cadernos abertos, canetas em mãos e concentração total: foi assim que centenas de estudantes ocuparam o Auditório Araújo Vianna neste domingo (2) durante o Baita Aulão!revisão gratuita e intensiva promovida pela prefeitura de Porto Alegre para jovens que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante o dia, o público acompanhou aulas de todas as áreas de conhecimento cobradas na prova — Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação — além de receber orientações sobre estratégias de provadicas de redação e suporte emocional

Entre os participantes estava Felipe Augusto Silveira Pereira, 17 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio. Ele participou como "treineiro", em busca de experiência para as próximas edições do Enem.

 

Alex Rocha / PMPA
Estudantes presentes receberam orientações sobre estratégias de prova, dicas de
redação e suporte emocional.  
Alex Rocha / PMPA

— Aprendi que o estudo é a base para a gente seguir na vida e que há várias formas de aprender, seja ao longo do ano ou de maneira mais intensiva, como aqui. Foi um dia importante pra reforçar o foco — contou Felipe, que sonha em cursar jornalismo ou audiovisual.

No início da tarde, a aula de Matemática sobre geometria plana e trigonometria prendeu a atenção dos participantes. No palco, o professor explicava passo a passo a resolução das questões, enquanto os estudantes acompanhavam com anotações e cálculos nas apostilas distribuídas.

 

"O mais positivo é a retomada"

Alex Rocha / PMPA
Francisco Ferrari, coordenador de Juventude da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH).Alex Rocha / PMPA

 

 

Segundo Francisco Ferrari, coordenador de Juventude da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), a realização marca o início de um novo ciclo de oportunidades educacionais para os jovens.

— O mais positivo é a retomada. A gente buscou, na linguagem com o público, exatamente essa palavra: retomada. Ninguém quer recriar ou criar nada, a gente quer fazer com que as coisas que foram benéficas para a população continuem acontecendo. E se um dia elas pararam, a gente vai lá, resgata, faz acontecer novamente. Quando é feito assim, com cuidado e dedicação, a gente sabe que fica um legado para o futuro — destacou.

A iniciativa é coordenada pela SMIDH, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, com apoio da Central Única das Favelas (Cufa), da GG Concursos e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

— Foi uma programação muito bem elaborada, com profissionais experientes e técnicos acostumados não apenas com o público do Enem, mas com a preparação de pessoas de várias áreas. Conseguimos reunir parceiros importantes do município, do Estado e da sociedade civil. O objetivo foi alcançado: retomar para Porto Alegre uma tradição que ficou parada por muito tempo — avaliou Ferrari.

 

Alex Rocha / PMPA
Formato deve se repetir nos próximos anos, com expectativa de ampliar o alcance.
Alex Rocha / PMPA

 

O evento também teve momentos de descontração, com apresentações artísticas no final da tarde. Segundo Ferrari, o formato deve se repetir nos próximos anos, com expectativa de ampliar o alcance.

— Este foi o primeiro passo. A ideia é que, no próximo ano, possamos chegar à capacidade máxima do Araújo Vianna, com 3 mil estudantes — disse.

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/enem/noticia/2025/11/estudo-e-a-base-para-a-gente-seguir-na-vida-revisao-gratuita-do-enem-reune-centenas-de-estudantes-no-araujo-vianna-cmhi4ml3y02nu010d2z0zx5ec.html




ONLINE
25