Ricos cada vez mais ricos
O QUE EXPLICA RICOS ESTAREM CADA VEZ MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES NO BRASIL?
Fenômenos não podem ser compreendidos isoladamente, não são explicados pelo liberalismo e demonstram que não é o comunismo que ameaça o Brasil, mas o próprio capitalismo, cada vez mais selvagem...
Por Dr.: Válber Pires
A revista Forbes apontou mais 11 bilionários no Brasil. Ao mesmo tempo, houve crescimento da riqueza concentrada nas mãos dos super ricos enquanto a pobreza e a miséria cresceram a níveis superiores aos de uma década atrás.
O que explica a superconcentração de riquezas e o supercrescimento da pobreza e miséria no país? Estes fatores não podem ser entendidos isoladamente, pois um alimenta o outro. São quatro as variáveis principais:
a) Redução dos investimentos públicos e gastos sociais, que serve apenas para transferir dinheiro público de trabalhador e setor produtivo para banqueiros e especuladores;
b) Destruição de leis trabalhistas e arrocho salarial (redução do poder de compra do salário), que serve para transferir riqueza direta do trabalhador para o empresariado;
c) Inflação dos alimentos e combustíveis, que corrói o poder de compra do salário e eleva os lucros empresariais;
d) Por fim, o crescimento do desemprego, informalidade e ocupações precárias, elevam a competição no mercado de trabalho, pressionam negativamente os rendimentos do trabalhador e positivamente os lucros do grande capital.
O discurso neoliberal, que reduz tudo a méritos de uns e fracassos de outros, é, em si, um fracasso científico, mas um mérito ideológico: não explica nada, mas engana e ilude desinformados e malformados.
As explicações que recorrem ao discurso do custo Brasil, do peso do Estado na economia ou, pior, do avanço do comunismo também são fantasiosas: a superconcentração de riquezas é evidência prática de que o capitalismo brasileiro funciona muito bem como indutor de superlucros, superacumulação e superconcentração de riquezas.
Aliás, demonstra também que quanto mais o Estado sai da economia, mais a economia gera riquezas apenas para o capital e mais empobrece o trabalhador, aquele que efetivamente produz a riqueza.
Por fim, demonstra que não é o comunismo que ameaça o Brasil, mas o próprio capitalismo, cada vez mais selvagem nas terras de Pindorama.
https://www.facebook.com/valber.almeida.1