RS terá uniforme-padrão em 2025

RS terá uniforme-padrão em 2025

Alunos das escolas da rede estadual do RS terão uniforme-padrão em 2025; veja modelos

Estado fornecerá vestimenta padronizada para todos os estudantes: 740 mil jovens receberão o kit, composto por 10 peças

Fernanda Polo

 

image
A identidade visual será unificada, com peças para todas as estações do ano.
Rodrigo Ziebell / GVG /Divulgação

 

Pela primeira vez, todos os estudantes da rede estadual terão uniformes escolares padronizados, conforme anúncio do governo do Estado. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (10), em cerimônia no Palácio Piratini, onde ocorreu o lançamento das roupas. A expectativa é de que os uniformes sejam disponibilizados até o início do próximo ano letivo, segundo o governador Eduardo Leite.

A identidade visual será unificada para todas as escolas estaduais, com peças para todas as estações do ano. Ao todo, 740 mil estudantes receberão o kit, composto por 10 peças: três camisetas de manga curta, duas de manga comprida, duas calças, uma bermuda, um moletom e uma jaqueta.

O uso deve ser obrigatório, segundo a secretária da Educação, Raquel Teixeira. Para a confecção e distribuição dos uniformes, serão investidos anualmente R$ 403,1 milhões. licitação para a produção das vestimentas será aberta na próxima segunda-feira (14).

Desfile no Piratini

O palácio foi palco de um desfile de estudantes para exibir as peças, embora elas ainda possam passar por ajustes. Os modelos – crianças e adolescentes de quatro escolas – desfilaram cheios de atitude pela passarela. O uniforme é composto por abrigos, camisetas, moletons e bermudas nas cores azul, branco e verde, com detalhes nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. 

As peças trazem os dizeres “educação” e “rede estadual”. O desenho foi feito por um servidor da Secretaria da Educação. Raquel e Leite destacaram o senso de pertencimento proporcionado pelo uniforme. O governador enfatizou ainda a economia que será proporcionada às famílias com a distribuição das roupas pelo Estado.

— Tem uma questão de senso de pertencimento, para a gente lembrar que pertencemos a uma rede, a um grupo, isso é bastante importante. É para uniformizar a rede estadual, que tem pessoas de todos os perfis, de condições diferentes. Ajuda a enfrentar o bullying, por exemplo, e problemas que a iniquidade pode trazer, para ninguém ser julgado pela condição econômica — ressaltou.

Além disso, o uniforme traz segurança, como reforçou a secretária da Educação. Durante a enchente, quando escolas viraram abrigos, houve reclamações em relação à segurança, devido à dificuldade de diferenciar alunos de abrigados. Para Raquel, a vestimenta também é símbolo de avanços na educação.

— É pertencimento, é segurança, é equidade. Fica todo mundo com a mesma roupa, linda, por sinal. E é orgulho das cores gaúchas, da escola gaúcha, do Estado que tem, da cultura que tem — ressaltou.

Após o desfile, os estudantes foram questionados pela secretária e pelo governador a respeito de suas opiniões sobre os uniformes. Os jovens elogiaram as roupas, as cores e a iniciativa, destacando que estão entusiasmados para utilizá-las no próximo ano. Leite reconheceu que é importante ouvir os relatos dos alunos, pois também é necessário que eles estejam satisfeitos com a vestimenta.

— O uniforme é mais um passo para que essa rede estadual tenha orgulho, satisfação, prazer de viver, no dia a dia, a construção do futuro do nosso Estado — declarou.




ONLINE
56