Saúde mental de alunos e professores
Profissão Repórter mostra como a pandemia afetou a saúde mental de alunos e professores: 'Parece que voltar é simples, mas não é'
Como está sendo a volta às aulas presenciais após dois anos online e uma rotina escolar totalmente diferente? Nossa equipe foi a escolas pelo Brasil para mostrar os desafios que estão sendo enfrentados.
Por Profissão Repórter
Profissão Repórter mostra como a pandemia afetou a saúde mental de alunos e professores
Na terça-feira (5/7), o Profissão Repórter mostrou os desdobramentos da pandemia na saúde mental de alunos e professores, e os desafios enfrentados nas escolas após dois anos de aulas online.
"Parece que voltar é simples, mas não é", garante um professor.
Além das questões educacionais - "Primeira e segunda série são uma fase importante da alfabetização, e online não tem como você fazer", aponta um professor -, muitos alunos também estão tendo que lidar com problemas de ordem emocional. "Nós somos um só na sala de aula para lidar com tudo aquilo", lamenta outro.
Saúde mental nas escolas: ‘Profissão Repórter’ mostra depoimentos de alunos e professores
Transtornos mentais estão cada vez mais comuns entre as crianças e os adolescentes brasileiros e o quadro foi acentuado durante a pandemia, a partir da adoção do ensino remoto. Segundo pesquisa, 35% dos jovens brasileiros se dizem ansiosos.
Por Profissão Repórter
Edição de 05/07/2022 - Saúde mental nas escolas
A saúde mental nas escolas foi o tema do Profissão Repórter desta terça-feira (5). Para mostrar o aumento nos casos de transtornos mentais entre crianças e adolescentes, nossa equipe contou histórias de alunos que perceberam que estavam com problemas e buscaram ferramentas de ajuda.
- Incidentes em escolas acendem um alerta sobre a saúde mental dos estudantes brasileiros
- Crise de ansiedade em alunos: especialista alerta para cuidados com saúde mental e diz que 'minimizar o estigma é essencial'
- Pesquisa revela o impacto emocional da pandemia: 3 em cada 10 jovens entrevistados relataram sintomas de ansiedade
Uma pesquisa conjunta entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação apontou que 35% dos jovens do Brasil se dizem ansiosos. Os dados alarmantes também apontam que 11% estão preocupados consigo mesmo, 9% se autointitulam indiferentes e 8% se consideram deprimidos.
No entanto, não são somente os estudantes que têm a saúde mental afetada. Os professores também são alvo destes transtornos e, segundo a ONG Ame Sua Mente, a depressão é o principal fator de afastamento destes profissionais das salas de aula, com uma incidência de cerca de 40% da doença.