Se projeto do governo for aprovado
Como fica se projeto do governo for aprovado? Sindicato lança simulador de contribuição do IPE
Calculadora apresentada pelo Sintergs permite ao segurado verificar quanto pagará a mais por mês se projeto que tramita na AL for aprovado
15/6/2023
Em maio do ano passado, servidores públicos já fizeram ato em defesa do IPE Saúde.
Nesta quinta-feira (15), o Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs) lançou uma plataforma para simulação da contribuição de servidores estaduais e pensionistas para o IPE Saúde, seguindo o plano de reestruturação proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALRS). A calculadora, que pode ser acessada neste link, permite ao segurado verificar individualmente quanto pagará a mais por mês, de acordo com seu salário bruto, idade e número de dependentes.
O simulador possibilita ainda verificar qual seria o valor pago ao IPE Saúde caso os trabalhadores do Executivo tivessem recebido a reposição da inflação nos últimos oito anos. Assim, no resultado da simulação é possível comparar a contribuição atual com a contribuição caso o projeto de Leite seja aprovado e também aquela com reposição inflacionária. Também é calculado o salário atualizado com essa reposição.
Resultado da simulação pela calculadora do Sintergs para um servidor de 30 anos com salário de R$ 4 mil, com cônjuge de 30 anos e filho(a) de 5.
Segundo a entidade, o cálculo evidencia que a melhor saída para o instituto passa por reajuste salarial anual para os servidores. “O IPE Saúde passa pela mesma crise que os servidores enfrentam há oito anos. A sustentabilidade do instituto ocorrerá apenas com a recomposição inflacionária dos salários”, afirma o diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Bandeira Fiorentin.
O sistema é um contraponto a um simulador semelhante lançado em 23 de maio pelo governo do Estado.