Servidores do RS pedem aumento e organizam manifestação para sexta-feira
Pelos menos 24 entidades convocam ato para demandar 12,14% de reajuste e defender o IPE Saúde
Henrique Ternus
Sede do IPE Saúde na Avenida Borges de Medeiros será palco para ato dos servidores na sexta-feira. Lauro Alves / Agencia RBS
O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Reivindicando revisão geral dos salários e aposentadorias, 24 entidades estaduais estão convocando os servidores para um ato unificado nesta sexta-feira (16). A manifestação começará em frente à sede do IPE Saúde, a quem demandam melhorias na prestação dos serviços, com uma caminhada até o Palácio Piratini na sequência.
A Frente dos Servidores Públicos do RS é que está organizando e mobilizando o protesto, com o apoio de outros 23 sindicatos e entidades ligadas aos funcionários do governo estadual, como Cpers, Ugeirm e Sindicaixa.
— Nossa categoria está há anos sendo castigada pelo governo Eduardo Leite. A defasagem salarial ultrapassa os 70% desde 2014. É inadmissível que sigamos sendo ignoradas e ignorados enquanto garantimos o funcionamento da educação, da saúde e de todos os serviços públicos — argumenta a presidente do Cpers, Rosane Zan.
A previsão é de que o governador Eduardo Leite já esteja de volta ao RS na sexta, durante a manifestação, após passar a semana em Nova York na Brazilian Week. O retorno da comitiva está marcado para esta quinta-feira (15).