Sobre homens e monstros
Witzel, Bolsonaro, Weintraub, Milton Friedman, doutrina de choque e neoliberalismo
ARTIGO
Vinícius Augusto Pontes de Carvalho, historiador, mestrando pela Universidade do Estado de Santa Catarina
Vocês estão horrorizados com a política do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel de fuzilamento de escolas, pedreiros, mulheres com bíblia na mão, crianças com chuteira na mochila e casas de moradores?
Estão horrorizados com a promessa de violência prometida por Bolsonaro, Ônix Lorenzoni e Weintraub, caso a previdência não fosse aprovada ou o Future-se não passe?
Eu também estou. Mas essa violência é um projeto. E não, não é uma frase pronta. A violência no neoliberalismo É DE FATO um projeto científico.
A jornalista e economista canadense Naomi Klein, investigou e pesquisou vastamente sobre como se deu a implantação do modelo neoliberal em países periféricos e, principalmente, no seu primeiro laboratório, o Chile. E o questionamento que os baluartes desta teoria econômica faziam, era: “Como implantar um modelo econômico tão destrutivo para a população sem reação?”. A saída encontrada por eles foi uma metodologia baseado na eletroconvulsoterapia utilizada na psiquiatria, mas isso elevado a condição de psicologia de massas. Ou seja, recrudesce a violência para cima da população, antes dela sequer saber o motivo, sem ter espaço para defesa, e assim domesticá-la.
Segundo a autora, “a doutrina do choque, como todas as doutrinas é uma filosofia de poder. É uma filosofia sobre como conseguir seus próprios objetivos políticos e econômicos. É uma filosofia que sustenta que a melhor maneira, a melhor oportunidade para impor as ideias radicais do livre-mercado é no período subsequente ao de um grande choque. Esse choque pode ser uma catástrofe econômica. Pode ser um desastre natural. Pode ser um ataque terrorista. Pode ser uma guerra. Mas, a ideia é que essas crises, esses desastres, esses choques abrandam a sociedades inteiras. Deslocam-nas. Desorientam as pessoas. E abre-se uma ‘janela’ e a partir dessa janela se pode introduzir o que os economistas chamam de ‘terapia do choque econômico’. “ (Klein, 2007)
Bolsonaro, Witzel e Weintraub podem não conhecer com sofisticação científica tal projeto de dominação social, mas entendem o método.
No dia 21 de março de 2019, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou duas matérias categóricas sobre o assunto: “Onyx vê mérito em reformas de Pinochet e diz que ditador ‘teve que dar banho de sangue’” e “Bolsonaro diz que o governo se inspira em modelo de Previdência do Chile”.
Nelas, Lorenzoni daria a seguinte declaração: “O Chile lá atrás teve que dar banho de sangue para mudar princípios macroeconômicos (…) é uma coisa curiosa até do ponto de vista histórico. No Chile uma coisa sangrenta, e o Chile se rearrumou” e prossegue fazendo um vínculo entre violência, regime Pinochet, e uma pauta bastante cara ao modelo neoliberal, o sistema previdenciário, “mas a gente está propondo caminho muito similar ao do Chile (em relação ao modelo previdenciário) (…) a turma da esquerda se incomodou por ter reconhecido algum mérito no governo Pinochet”.
Experiências capitaneadas por militares demonstraram que a eletroconvulsoterapia (terapia de submeter uma pessoa a uma série de eletrocuções planejadas no crânio) reduziam a propensão ao raciocínio, e imputavam ao “paciente” um estado generalizado de apatia e poucos estímulos, evitando, assim, de forma generalizada, o que Pavlov chamava de “reflexo condicionado”. Segundo Klein, a experiência passou a ser alcunhada fora do campo da medicina, e passou a ser aplicada no campo da psiquiatria, criando um ambiente de onisciente coletivo. Amplamente utilizada em combates durante a Guerra Fria, passou a ser imposta também, com o intuito de realizar políticas completamente impopulares e predatórias no campo político-econômico de um país.
Neste enleado a Escola de Chicago, protagonizada pelo economista Milton Friedman, realizou uma robusta doutrina econômica, e sabendo da resistência que enfrentaria para ser imposta em “seus laboratórios”, com um receituário de privatizações, venda de bens públicos e a desregulamentação de capitais, foi aplicado com uma larga utilização do expediente da “doutrina de choque”.
No mesmo “O Estado de São Paulo”, na edição de 6 de abril de 1975, página 12, o conceito de “tratamento de choque” apresentado por Milton Friedman aparecia no jornal pela primeira vez, na matéria intitulada “Chile tenta vencer a crise econômica”: “O debate econômico deve ser por muito tempo, ao que parece, a principal preocupação dos chilenos. Nos dias que precederam a Semana Santa, os economistas Milton Friedman, Arnold Harberger e Carlos Lagoni reiteraram uma vez mais o diagnóstico e a proposição de tratamento que a escola de Chicago oferece ao Chile. A solução, “um tratamento de choque”, de acordo com Friedman, foi ouvida com interesse e até mesmo “com devoção”.
Portanto, a espetacularização da violência praticada por Witzel, e a prometida por Bolsonaro, autodenominados governos neoliberais, são milimetricamente planejadas. Todo o resto é narrativa…
O neoliberalismo é um sistema que gerou um rearranjo de classes produzindo concentração de renda, desemprego, aumento de miséria e que, de forma esmagadora, viria a destruir os focos e diferentes formas de resistências populares, trabalhistas, sindicais e de movimentos sociais. Tornando tanto o Estado quanto a sociedade civil como figuras apáticas e imobilizadas perante a teoria do choque.
E finalizando com Klein:
“O estado de choque não é apenas o que acontece conosco quando acontece algo ruim. É o que acontece quando perdemos nossa narrativa, quando perdemos nossa história, quando ficamos desorientados. O que nos mantém orientados, fora de choque, é a nossa história.”