Solidariedade à Escola Maria Giacomazzi

Solidariedade à Escola Maria Giacomazzi

 

 

CPERS manifesta solidariedade à Escola Municipal Maria Giacomazzi e clama pelo fim da violência escolar


Após mais um ataque em escolas gaúchas, desta vez no município de Estação, o CPERS manifesta sua incondicional solidariedade às(aos) educadoras(es), estudantes e familiares das(os) alunas(os) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi. 

Na manhã desta terça-feira (8), uma criança faleceu, outras duas ficaram feridas e uma professora também foi machucada depois de um adolescente de 16 anos entrar na instituição e golpear as vítimas com uma faca. Para ingressar na escola, o jovem afirmou que entregaria seu currículo. 

Os ambientes educacionais, lamentavelmente, tornaram-se terreno fértil para situações de violência, levantando um alerta sobre saúde mental, discurso de ódio nas redes sociais, segurança nas escolas e falta de especialistas nas redes de ensino. O enfraquecimento de políticas públicas, o desmonte do Estado e a precarização dos vínculos de trabalho não estão desassociados do grave cenário atual. 

Em luto pelo educando que perdeu a vida e em apoio irrestrito à comunidade escolar da Maria Giacomazzi, o Sindicato reforça a urgência de que Eduardo Leite (PSD) e outras autoridades reconheçam a magnitude da radicalização da juventude no Rio Grande do Sul e a ausência de diretrizes de cuidado a atenção ao bem-estar psicológico da população. É dever de todas(os) que administram recursos e que ocupam posições de poder articularem estratégias contundentes capazes de proteger todas(os) que estão dentro e fora das escolas.

Educação é espaço de acolhimento e transformação, não de violência. Nenhuma vida a menos! 

Foto: Google Maps

FONTE:

https://cpers.com.br/cpers-manifesta-solidariedade-a-escola-municipal-maria-giacomazzi-e-clama-pelo-fim-da-violencia-escolar/




ONLINE
11