Um governo contra o Estado

Um governo contra o Estado

 

Em sua primeira viagem aos Estados Unidos como presidente, em março de 2019, Jair Bolsonaro afirmou:

"Nós temos é que desconstruir muita coisa, desfazer muita coisa, para depois nós começarmos a fazer".

Seu governo é evidência cabal de que tal objetivo de desconstrução – ou de destruição – tem sido seguido diligentemente nas mais diversas áreas da administração pública, em especial aquelas contra as quais o bolsonarismo promove sua guerra: meio-ambiente, cultura, relações internacionais, educação, ciência, mas não só.

Uma das faces dessa desconstrução é o ataque e o assédio ao funcionalismo público, ou seja, à burocracia de Estado.

A criação de listas negras (ou, no caso, "vermelhas"), a nomeação de pessoal incompetente para certos setores, a militarização, o autoritarismo nas relações de trabalho, a humilhação de servidores.

Essas e outras ações compõem o cenário dessa destruição administrativa. Para compreender tal situação este #ForadaPolíticaNãoháSalvação tem como convidada Gabriela Lotta, cientista política, professora do Departamento de Gestão Pública (GEP) da FGV EAESP e pesquisadora da burocracia pública.

Ela tem escrito diversos trabalhos acerca do tema, dentre os quais o capítulo de um livro de acesso gratuito, publicado pela AFIPEA (Associação dos Funcionários do IPEA).

Trata-se da obra Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado.

O livro está disponível para download gratuito neste link: https://afipeasindical.org.br/content... Twitter de Gabriela Lotta: @gabilotta

As músicas deste episódio são "Darkdub", de Quincas Moreira e "Retrograde", de Spence.

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.




ONLINE
163