Universidade para poucos

Universidade para poucos

Pode ser uma imagem de texto que diz

Diário da pandemia em 11 de agosto de 2021

Dia 512 do isolamento e 422 da flexibilização da realidade.

Eu lendo as notícias: “Ministro da Educação diz que ‘universidade deveria ser para poucos’.”... Ah, deve ser fake news, só acredito se vir isso saindo da boca dele; minutos depois, eu assistindo a isso sair da boca dele e não acreditando no absurdo dessas falas (vídeo no final).

Tornou-se recorrente nesse governo.

Diferentemente do que alguns de vocês pensam, eu não sou petista; aliás, é muito simplória a distinção: falou mal do Bolsonaro ou de qualquer porcaria que esse governo faz, então é petista! Qual é, gente, dá para agir que nem adulto, com responsabilidade intelectual para com as pessoas?

Não choca a vocês ouvir da boca de um ministro da Educação a frase: “universidade deveria ser para poucos”?

“Ainnnn, Marcela, não foi bem isso o que ele quis dizer; e veja bem, na Alemanha, pelo menos 60% da formação é baseada em nível técnico e tecnológico. Quando olhamos os países desenvolvidos, as universidades são para poucos. Mas o nível técnico e tecnológico para todos.”

Para esses que tiram as informações de achismos, eu pergunto: Ah, é? Em quantos países desenvolvidos você morou, já conversou com algum alemão, conhece algum alemão pessoalmente?

Primeiro, é impossível comparar uma sociedade como a alemã com o Brasil, não tem nem lógica fazer isso. Na Alemanha até as leis trabalhistas são outras; o debate é muito mais embaixo.

Relato de uma brasileira casada com um alemão, que vive lá, com enteados cursando a universidade: “Posso te afirmar que o curso superior na Alemanha é para todos que queiram cursar a universidade. É uma escolha do jovem se quer apenas o técnico. Meu marido fez o técnico E a universidade, e assim foi com seus irmãos e sobrinhos. Suas irmãs cursaram a universidade na França. Sim, existe a possibilidade de estudar em outros países, e ninguém é rico. Tudo assalariado. Nesta família de assalariados, temos médicos, engenheiros e administradores. E, sim, a universidade é para todos”.

Deu para entender, brasileiro médio, que adora ser vira-lata e usar outros países como exemplo por puro achismo?

A universidade tem que ser aberta a TODOS, para quem quiser; um curso universitário é conhecimento, é superação social, vai muito além de um bom cargo. Serve para gerar conhecimento, produzir ciência e criar tecnologia. Algo absolutamente útil à sociedade.

Essa fala desse ministro não tem cabimento, nem lógica, pensem comigo: se o problema é desemprego, falta de colocação para quem está formado, é papel do governo tornar o país atrativo para empresas e, ao mesmo tempo, criar grandes centros de pesquisa para absorver profissionais altamente qualificados; e não mandar as pessoas pararem de se qualificar. Essa mentalidade causa segregação e faz do filho do pobre sempre o empregado; mantém o conhecimento acessível só para quem tem dinheiro ‒ o que só gera mais desigualdade, deu para entender?

Seria muito mais honesto ele admitir que falta investimento no ensino técnico e ponto. Daí utilizar isso como argumento para restringir o acesso de quem deseja cursar um nível superior é de uma filha da putagem sem tamanho.

Parece mais um subterfúgio para continuar sucateando a universidade pública…

Esse governo é um desastre, e a prova disso é esse comentário sem pé e nem cabeça do próprio ministro da Educação.

Me digam qual país desenvolvido não priorizou a educação como meio de ascensão?

Links:

https://noticias.uol.com.br/.../ministro-da-educacao-diz...

https://g1.globo.com/.../ministro-da-educacao-defende-que...

Adicionado posteriormente:




ONLINE
14