Utilização dos resultados do Enem
Inep altera normas para utilização dos resultados do Enem
Portaria publicada nesta segunda trata do acesso ao ensino superior e certificado de conclusão do ensino médio
Regras para utilização de notas do Enem são modificadas | Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP
Às vésperas da abertura das inscrições para o Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estabeleceu novos procedimentos para a utilização dos resultados do exame. A portaria, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, retifica as normas dos resultados para processos seletivos de acesso ao ensino superior e processos de certificação de conclusão do ensino médio.
Com a alteração, para solicitar acesso aos dados e resultados dos participantes, será necessária uma justificativa das formas que eles serão utilizados. Um termo de sigilo e responsabilidade também deverá ser preenchido e assinado.
A instituição garante ainda a proteção dos dados pessoais dos participantes, reforçando que os dados obtidos serão armazenados em um banco de dados seguro, e não havendo mais necessidade de utilização, a eliminação será realizada no prazo de dez dias úteis.
Na última sexta-feira, foi divulgado o resultado do recurso de quem teve a solicitação de isenção negada ou a justificativa de ausência reprovada. A justificativa de ausência foi direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição e não compareceu aos dois dias de prova, mas tem interesse na isenção de pagamento na edição de 2022.
Provas do Enem ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro
Informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira
Correio do Povo e AE
Provas do Enem ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro | Foto: Alina Souza / CP Memória
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizará as provas da versão impressa nos dias 13 e 20 de novembro. A confirmação das datas foi informada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. Os dias e outras informações da versão digital ainda não foram apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21.
No ato da inscrição o estudante deve escolher qual formato irá fazer na prova: digital ou impressa. No site, é reforçado que, mesmo optando pela opção informatizada, é necessário se deslocar para o local da prova indicada pelo participante, pois não há alternativa de realizar o exame em casa.
Os estudantes vão realizar provas de quatro áreas de conhecimento, além da redação. No momento da inscrição o aluno também deve decidir qual língua estrangeira será aplicada na prova individual. Ao todo, são 180 questões objetivas.
Pedido de isenção
Termina nesta sexta-feira o prazo de apresentação de recursos para os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do teste.
Na mesma data também acaba o prazo para a apresentação de recursos dos candidatos que não tiveram as justificativas de ausência nas provas do Enem 2021 aceitas pelo instituto. Os resultados dos pedidos de isenção e a lista de candidatos que não fizeram a prova, apesar de terem conseguido a isenção para o Enem 2021, foram publicados pelo Inep no dia 22 de abril, na Página do Participante. É também por meio dessa página que a formalização do recurso deve ser feita. Os resultados das análises dos recursos serão divulgados no dia 6 de maio.
A aprovação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e das justificativas de ausência no exame de 2021 não garante a inscrição, alerta o Inep. “Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep”, informa o órgão.