Valorização do salário mínimo regional
O salário Mínimo Regional precisa ser Valorizado
Meu artigo sobre a importância da valorização do salário mínimo regional e para que o governador repare essa injustiça com os trabalhadores gaúchos. Medida que visa o fomento do desenvolvimento econômico e social de nossa população.
Governador ! O salário Mínimo Regional precisa ser Valorizado
Segundo o Dieese, o valor do salário mínimo nacional deveria ser de R$ 5.518,79 para uma família com dois adultos e duas crianças. Ou seja, tanto o piso nacional quanto o regional estão bem abaixo daquilo que um trabalhador e sua família precisam.
Cabe destacar que o governo Bolsonaro acabou com a Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo que era praticado nos governos de Lula e Dilma, repondo a inflação e dando ganho real pelo percentual do crescimento econômico do Produto Interno Bruto.
O aumento do salário mínimo não produz redução de empregos, ao contrário, estimula o crescimento da economia e reduz a desigualdade. Não se trata de ideologia, mas de uma ferramenta de crescimento econômico retirada pela política neoliberal praticada atualmente.
Em nosso Estado, o Salário Mínimo Regional foi justamente pensado no ano de 2001 pelo governo Olívio Dutra para combater as diferenças sociais. Aliás, Piso Regional que também foi valorizado e recuperado pelo governo Tarso Genro , que ao final entregou ao povo gaúcho com valor bem acima do salário nacional da época.
Para os gaúchos e gaúchas o piso regional representa uma política importante do equilíbrio social e no desenvolvimento das economias locais. Destinado aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho e até mesmo empregados domésticos.
Estimulando o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida para mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras gaúchos. Fortalecendo a estabilidade da economia, gerando consumo para um crescimento sustentável, baseado no fortalecimento do poder de compra.
Portanto, aqui no Rio Grande o Salário Mínimo Regional ajuda a dinamizar a economia e no combate às desigualdades. Salário Regional que está 14,7 % abaixo da média nacional no Rio Grande do Sul. Sendo que a primeira faixa é de atualmente, de R$ 1.237,15.
Cabe frisar que os Estados de Santa Cataria e Paraná concederam, neste mesmo período, índices acima da inflação. Garantindo reajuste de 10,62% e 12,29% respectivamente, aos seus Salários Mínimos Regionais.
Somente o governo Eduardo Leite não reajustou o piso regional, nem em 2020, nem neste ano (2021). Sabemos que o governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto propondo reajuste de apenas 2,75%, percentual que não cobre nem mesmo a inflação anual que já passa dos 10 % e o da cesta básica já supera os 32 %.
Não podemos admitir mais essa injustiça contra os trabalhadores gaúchos. Vamos lutar para que nossos deputados aprovem a reposição da inflação acumulada nesses últimos dois anos.
Não há tempo a perder, vamos unidos em favor de nossa população em defesa da valorização regional do Salário Mínimo.
Margarete Ferretti 18/10/21