Viva o Chile... de agora!!

Viva o Chile... de agora!!

Filmes: TENHO MEDO TOUREIRO; PACTO DE FUGA e CACHORROS – Viva o Chile... de agora!!

Os últimos acontecimentos no Chile, desde as mobilizações, passando pela elaboração da nova constituinte e chegando na eleição de Boric para a presidência, não só significaram uma transformação local como trouxeram um alento para a esquerda na AL e no mundo. Para marcar esse momento, resolvi trazer três filmes um tanto periféricos nesta filmografia sobre a história chilena.

Numa ordem cronológica, começo por “Tenho Medo Toureiro”, uma mistura entre política, resistência e o universo LGBTQI+ durante a ditadura. O filme inicia abordando a repressão aos homossexuais pela polícia (abrindo um parêntese aqui para uma fala da protagonista: “Não importa se milico ou comunista, a gente sempre está por baixo. Esse país sempre foi ingrato comigo”) quando um militante da Frente Patriótica Manuel Rodriguez protege um travesti dando início a um relacionamento que envolverá luta clandestina, armas e um atentado frustrado em 1986 (real) contra a vida do ditador. Ao mesmo tempo que floresce o amor, se desenvolve a consciência em meio a um sentimento de manipulação, mas com a certeza de tomar a posição correta diante das manifestações nas ruas (“Pinochet, CNI, assassinos do país!!”). Driblando esposas de coronéis com seus bordados ou barreiras militares com sua irreverência, em meio a expressões tradicionais do tipo “sabe com quem está falando?” ou “com militares não se brinca”, La Loca, nossa protagonista, vai conhecer o mar nunca antes visto, mas também sofrerá com a ilusão de um amor também clandestino. Entre sonhos realizados e sentimentos platônicos, a alma navega entre boleros. Belo filme!

Na sequência, após o ataque referido no filme anterior, temos “Pacto de Fuga”, o qual se passa entre 1988 e 1990 e está baseado nos eventos verdadeiros da incrível fuga de 49 presos políticos (militantes da Frente Patriótica Manuel Rodriguez e outros “terroristas”) da penitenciária pública de Santiago, após esses serem separados dos presos comuns, quando passaram a empreender um plano de fuga, através da construção de um túnel, que levou 567 dias para lograr êxito, sob as barbas dos repressivos agentes penitenciários da ditadura. Nem todos participaram do plano devido ao risco de delação. Alguns dos presos políticos estavam envolvidos no fracassado atentado, sendo torturados e julgados com sentenças de morte, o que explica a motivação pela fuga embora o desenrolar do plebiscito de forma simultânea que viria a resultar na vitória da redemocratização (vide filme “NO”).

Por último, temos “Cachorros”, um filme que se passa em um período mais atual onde o passado da ditadura é revelado a uma protagonista que mistura uma ingenuidade (talvez por não ter vivido na época) em relação ao período autoritário pinochetista em seu país, ao mesmo tempo em que procura revelar uma personalidade forte, porém, aparente, diante da passividade ao machismo e desmandos do pai, rico empresário apoiador do regime que consegue safar-se impunemente das garras da justiça, do marido dominador e do amante, um professor de equitação, militar que serviu às forças de repressão de Pinochet e que agora está sendo investigado como cúmplice nos assassinatos e desaparecidos. De concreto, um investigador traz dados estatísticos sobre a ditadura.

Antes das sinopses, vide ainda nesta página, sobre o tema, o filme “Missing” (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2962814087175522&id=198913820232243 ) e outro filme chileno envolvendo LGBTQIA+ “Uma Mulher Fantástica” (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2369540993169504&id=198913820232243 ).


Sinopses:

- TENHO MEDO TOUREIRO - Adaptação para o cinema do livro de Pedro Lemebel e ambientado na primavera de 1986, conta a história de La Loca del Frente, um travesti envelhecido, solitário, loquaz e fisicamente miserável que mora em um bairro pobre de Santiago, ouvindo boleros para afogar o barulho de tiros e policiais lá fora. O romance narra paralelamente a história de amor entre La Loca e um membro da resistência armada a Pinochet que está preparando o ataque de verdade de 1986 ao ditador. Direção: Diretor

Rodrigo Sepúlveda. 2020.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e texto


PACTO DE FUGA - Pacto de Fuga é um longa inspirado em fatos reais que relata a maior fuga ocorrida no Chile na década de 90 numa prisão de segurança máxima que contava com muitos presos políticos. Os presos cavaram um túnel gigantesco túnel que levou 18 meses para ser finalizado. Direção: David Albala. 2020.


Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "BENJAMÍN VICUÑA ROBERTOFARAS AMPARO NOGUERA FRANCISCA GAVILÁN NO SE PUEDE ENCERRAR LA ESPERANZA PACTO DE FUGA ALBALA"


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto- CACHORROS - Mariana (Antonia Zegers) faz parte de uma importante família
chilena, mas, apesar dos privilégios, encontra-se inteiramente infeliz em sua própria casa. Sentindo-se desprezada pelo pai e pelo marido, ela encontra refúgio nos braços do seu professor de equitação Juan (Alfredo Castro), acusado de diversos crimes durante a ditadura. A partir deste caso amoroso, Mariana contempla o passado de sua família vir à tona. Direção: Marcela Said. 2017.

 



https://www.facebook.com/Cine-Educa-198913820232243/ 




ONLINE
157